Educação STEM
Falamos tanto sobre inovação na educação, sobre novas maneiras de ensinar, novas metodologias por uma razão: porque o mundo está em constante mudança. Pessoas mudam, famílias mudam, o mercado de trabalho muda. E para acompanhar estas mudanças, precisamos de pessoas que sejam capazes de lidar com as transformações.
A metodologia STEM representa uma destas novas abordagem na educação. Ela prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho.
A metodologia surgiu nos EUA, na década de 1990, após a constatação de que os alunos apresentavam um desinteresse pelas ciências exatas. A sigla STEM quer dizer em inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics.
A proposta é integrar as diferentes áreas do conhecimento, para que o aluno utilize estes conhecimentos na resolução de problemas. Além disso, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e são incentivados a trabalharem em conjunto, promovendo a colaboração.
O professor tem um papel essencial de mediador. É ele que propõe os desafios, através de oficinas, debates, onde os alunos podem formular e testar hipóteses, buscar diferentes soluções aos problemas levantados pelo professor.
Pensando nisso, vou disponibilizar aqui nesta página diversas sugestões de atividades que podem ser usadas em sala de aula, que foram sugeridas por professores que adotaram a metodologia STEM.
Espero que ajudem em suas aulas!

Comentários
Postar um comentário