PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Em sua publicação de 2006, Jeannette Wing afirma que o Pensamento Computacional é uma capacidade fundamental para todos. Envolve o raciocínio, a formulação de problemas e a busca por soluções. A partir daí, podemos compreender melhor a sua relação com a matemática.
O pensamento computacional está associado a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a algoritmia e a depuração, assim como a matemática.
A abstração refere-se a redução da complexidade de uma tarefa/problema.
A decomposição, prática muito usada na matemática, é a divisão de tarefas/problemas em partes menores que facilita a solução.
O reconhecimento de padrões envolve a identificação de repetições e relações.
A algoritmia envolve a construção de um passo a passo para uma tarefa/problema, criando etapas de resolução para os mesmos.
E por fim, a busca por soluções (depuração), que envolve a verificação, testagem, correção e até mesmo a otimização de ações.
Entendemos assim que esta relação possibilita que se proporcionem experiências ricas em sala de aula, as quais podem oferecer aos alunos uma nova forma de pensar na matemática e nos próprios conceitos das ciências da computação.
Podem ser incentivadas atividades colaborativas, onde os alunos deverão partilhar seus resultados e argumentar sobre suas estratégias na resolução de problemas. Isso permite uma construção ativa do próprio conhecimento.
Promover o pensamento computacional alinhado ao currículo da matemática pode trazer uma nova forma de ensinar matemática de forma desafiante, cativante e por que não, divertida.
* Atualizado em 28/06/2022

Comentários
Postar um comentário